Todos os dias fazemos escolhas, de fato, fazemos escolhas a todo o momento. Desde a hora que decidimos sair da cama, ao que comemos, e até como escolhemos nos sentir com relação a nossas próprias vidas, como reagimos ao mundo ao nosso redor.
Como não se arrepender de uma decisão?
Nós sempre estamos vulneráveis ao arrependimento. Até certo ponto, nós não temos como prevenir completamente esse efeito emocional, afinal de contas, não somos oniscientes, não somos perfeitos. Dito isso, nós podemos sim nos tornarmos mais atentos aos fatores que podem eventualmente conduzir a uma decisão mal tomada e como consequência, levar ao arrependimento mais tarde.
Como tomar a decisão certa?
No artigo anterior, O que mais atrapalha a tomada de decisão?, vimos três tendências de comportamento que atrapalham a tomada de decisão. Essa lista vai longe! Hoje, vamos discutir mais três pontos que podem ajudá-lo a tomar a decisão mais certeira quando você tem dúvida ou se sente confuso. 1. Supervalorização de um único aspecto […]
O que mais atrapalha a tomada de decisão?
Tendemos a ver o processo de tomada de decisão como um simples dilema de escolha, preto e branco, exato e claro. Não nos damos conta de que em nossos pontos cegos estão tendências de comportamento e raciocínio que nos impedem de tomar decisões mais assertivas.
Como escolher uma meta ou ideia?
Fala-se muito sobre como ter ideias e definir metas, mas e quando nós queremos fazer muitas coisas e o problema é escolher qual a melhor opção?
7 Hábitos que prejudicam a tomada de decisão
Tomar decisões nem sempre é fácil. Teoricamente decidir é uma simples questão de tomar partido por uma opção específica, um caminho, um lado. Na prática, nós nos sentimos confusos e indecisos.
Como resolver problemas e tomar decisões… sozinho
“Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros.” – Sêneca, filósofo Romano Um das questões que mais insisto com meus leitores é a conquista de um senso de independência mental que nos leva a sermos capazes de solucionar problemas […]
Desistir jamais? Será?
Será que o lema do ‘desistir jamais’ não nos leva a manter situações e compromissos infrutíferos e negativos para nossas vidas? Nesse artigo, Fran Christy nos estimula a refletir sobre as coisas que deveríamos abrir mão, ou seja, desistir em nossas vidas para que possamos construir um futuro melhor.
Quer um conselho? Não peça conselhos!
Nesse artigo, a autora discute um tema polêmico: devemos pedir e dar conselhos? A autora avalia os riscos e problemas que decorrem da prática de confiar demais na opinião alheia.
É melhor esperar ou agir num impulso?
Nesse artigo, Fran Christy avalia os benefícios e malefícios da ponderação em contraste com a ação rápida. Onde está o equilíbrio entre agir impulsivamente e hesitar, pensando demais antes de tomar decisões?