- Sonhos Estratégicos - http://www.sonhosestrategicos.com -

Aprenda a ver o todo – Planejamento Pessoal – Parte 1

Você sabe qual a característica mais importante de um líder? Alguns diriam comunicação eficaz, ou capacidade de conduzir um grupo de pessoas em direção a uma meta comum, ou ainda humildade, empatia, carisma ou autoconhecimento. Embora todas essas características sejam importantes, há uma que separa líderes medíocres de grandes líderes.

Se um líder não compreende o todo (seu ambiente, seus inimigos, seus obstáculos, circunstâncias e possibilidades), se ele não consegue ver o quadro inteiro, nenhuma das outras características será potencialmente eficiente. No âmbito militar, diz-se que um bom líder é aquele que tem a capacidade de enxergar o campo de batalha. Winston Churchill, Napoleão, Alexandre, o Grande, todos eles possuíam essa peculiar capacidade de olhar o todo para tomar decisões estratégicas.

Mas o que liderança tem a ver com seu planejamento de vida? Você é o líder de sua própria vida, não é? Você define metas e as busca da mesma forma que líderes, equipes, empresas ou exércitos fazem. Você define o que você quer, planeja, faz o que tem que ser feito e alcança a meta. Se você não possui essa visão de conjunto, no entanto, seus esforços podem ser vãos.

Se você olha para a sua vida de forma departamentalizada, você terá dificuldade para conciliar todas as áreas. Além disso, para atingir grandes metas você precisa ver o todo, você precisa entender onde você está naquele momento e onde você deseja chegar de uma forma muito mais profunda do que “eu estou no ponto A e quero chegar ao ponto B”, como a grande maioria faz.

Um grande erro que as pessoas cometem ao definirem metas é não especificarem com clareza o que exatamente elas querem. Elas não olham para o quadro inteiro. Elas não dedicam um tempo para definirem o que elas estão tentando alcançar e quais são suas expectativas. Elas não se dedicam a pesquisar o que é preciso para conseguir o que querem. O resultado é um planejamento “frouxo”, cheio de furos e pouco claro. A maioria das pessoas não se dá nem o trabalho de planejar, elas simplesmente definem “quero chegar lá” e esperam que a vida tome conta de levá-las para “lá”.

Contudo, planejar não é a solução. Um planejamento é como um mapa: se você não mapear seu caminho corretamente, você não chegará onde quer!

Este artigo continua, clique aqui [1]

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida.